Test Drive trator MF 7318 Dyna-3 da Massey Ferguson

O trator Massey Ferguson, modelo 7318 Dyna-3 faz parte da série 7300, que é composta pelos modelos MF 7316 Dyna-3, de 160cv, e MF 7318 Dyna-3, de 180cv. O lançamento oficial desta nova série ocorreu no final de 2020 para toda a rede de concessionários Massey Ferguson e agora está chegando às lojas para os primeiros clientes.
São tratores exclusivos para o mercado nacional brasileiro e são fabricados integralmente na planta de Mogi das Cruzes, em São Paulo. A empresa já está testando no campo há algum tempo estes dois modelos, encontrando valores interessantes de redução de consumo de combustível e eficiência operacional em relação à oferta anterior.
Este trator, pela sua potência e especificação, vai ter um amplo marcado na agricultura brasileira, no entanto, projeta-se que os produtores de cana-de-açúcar e os médios-grandes produtores de grãos e arroz irrigado do Sul do País sejam o público-alvo mais frequente.
DESTAQUES DO MF 7318 DYNA-3
Motor
No motor o destaque é para o torque e a reserva dele, que responde com bastante facilidade às exigências que submetemos o trator neste teste de campo. Embora seja um motor de quatro cilindros, o torque de 700Nm a 1.500rpm é muito satisfatório. Este motor vem sendo desenvolvido há algum tempo na companhia para garantir uma redução no consumo horário e nos níveis de emissões poluentes. O sistema de injeção de combustível é acionado eletronicamente por uma central e sensores que interagem, proporcionando utilização melhor do combustível consumido.
Transmissão
No sistema de transmissão destacamos a facilidade da troca de marchas no sistema Power Shift e a rápida resposta ao acionamento. Outros modelos que testamos demoravam algum tempo para fazer a transição. Também destacamos a facilidade em programar as mudanças das marchas de forma automática, utilizando os modos.
Reversor
O reversor Power Shuttle aplicado em vários tratores nacionais é uma grande evolução pela facilidade de operação e pela eficiência. Ao mesmo tempo em que serve como freio de estacionamento, pode fazer a inversão de sentido com esforço mínimo, de forma rápida.
Cabine
A amplitude da cabine é notável. Há muito espaço para movimentação do corpo e dos braços ao acessar os comandos colocados nos painéis e nos consoles.
Comandos
Destacamos a substituição de várias alavancas por comandos menos exigentes em esforço e com a mesma funcionalidade. O sistema de elevação de implementos em três pontos ficou muito mais confortável e menos desgastante.